Como Lavar

Maneira de Lavar Roupas Pretas:

  1. A primeira regra a ser adotada é jamais deixar as roupas pretas de molho. Quanto menos elas ficarem expostas ao sabão ou ao sol, maior será sua durabilidade.

  2. Prefira sempre lavar as roupas pretas à mão e junto com outras roupas pretas utilizando sabão neutro.

  3. Para cada 10 litros de água, colocar 3 colheres de sabão e 3 colheres vinagre branco, pode também acrescentar um pouco de sal, também usar vinagre para enxaguar.

  4. Secar à sombra é essencial.

É claro que as roupas desbotam um pouco, mas o vinagre dificulta a tinta de aderir de novo, dificultando assim o aparecimento de manchas.

Conservando seu Keikogi:

Tecidos como o Brim ou 100% algodão são utilizados para Keikogi de diversas Artes Marciais, então vamos ver abaixo algumas dicas importantes para conservar seu Keikogi:

 

1 – Quanto mais Keikogi, melhor!

A quantidade de Keikogi que você deve ter, deve ser compatível com a quantidade de treinos semanais. Com apenas 1 Keikogi, você não pode treinar a semana inteira, o ideal é que você tenha 1 Keikogi para cada dia de treino, mas se isso não for possível, você deve compensar mantendo sempre limpo!


2 – Não utilize cloro ou alvejante!

Nunca, em hipótese nenhuma utilize alvejantes, cloro ou similares, o tecido do seu Keikogi perde a resistência, fica suscetível a rasgos e diminui a durabilidade e se for preto, irá desbotar totalmente!


3 – Secando seu Keikogi.

Não coloque seu Keikogi para secar no Sol, ele deve secar na sombra! O calor faz com que as fibras enrijeçam e fiquem com aspecto “áspero”, ele encolhe com maior facilidade e ainda faz com que seus movimentos fiquem limitados na próxima vez que for utilizar. Não devem ser secados em secadoras em nenhuma hipótese!


4 – Frequência para lavar seu Keikogi.

Lave seu Keikogi após cada treino! Senão der para lavar, estenda em local arejado, deixe-o aberto para que o suor evapore. O suor é acido ureico, ou seja, corrosivo, e é mais inimigo do seu Keikogi do que os alvejantes.


5 – Keikogi limpo, sinal de respeito!

Sempre treine com Keikogi limpo! Isso é um principio básico de higiene e um sinal de respeito ao seu professor e colegas de treino e principalmente a você mesmo, sem falar na saúde de todos envolvidos.


6 – Tenho 2 Keikogi, mas treino todo dia, como faço para manter limpo?

Se treina mais de 2 vezes por semana, tenha no mínimo 2 Keikogi e intercale a utilização.


7 – Nunca guarde o Keikogi suado!

Nunca, mas nunca mesmo deixe seu Keikogi sujo, jogado em um canto de casa, no porta-malas do carro, ou então, dentro da sua mochila de treino, além do mau cheiro e estragar o tecido, pode propiciar a proliferação de bactérias!


8 – Lave seu Keikogi do avesso!

Lave seu Keikogi do avesso, o atrito com a pele remove as celulas mortas e lavando do avesso facilita que elas sejam removidas do tecido.


9 – Utilize água fria.

Lave sempre seu Keikogi com água fria, a água quente ajuda a fixar sujeira, manchas de sangue e ainda facilita o encolhimento do Keikogi.


10 – Evite secadoras!

Evite secar em secadoras, elas podem provocar o encolhimento do Keikogi. É importante lembrar que a secagem do Keikogi deve ser em varal e na sombra. Em nenhuma hipótese devem ser colocados em secadoras ou similares.


11 – Encolhimento.

No próprio processo de tingimento químico, o tecido já sofre boa porcentagem de encolhimento, a via de regra de todos os fabricantes informam que o encolhimento residual é de aproximadamente 5%, mesmo assim não devem ser secados em secadoras em nenhuma hipótese, pois causam um encolhimento muito superior.


12 – Utilize amaciante Neutro.

Você pode utilizar amaciante (de preferência neutro).


13 – Como fixar os patchs.

Nunca utilize cola para fixar os patchs, sempre costure, além de mais seguro e esteticamente mais bonito, não agride e nem estraga o tecido. Recomendamos utilizar velcro para poder conservar seu patch e para poder transferi-lo para outros Keikogi, caso possua mais de um.


14 – Como lavar Keikogi Colorido? (Preto)

Para lavar os Keikogi pretos, evite lavar na máquina. Lave de preferência à mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco e utilize sempre uma escova para esfregar as manchas mais difíceis. Pode-se em cada lavagem, jogar um punhado de sal grosso de churrasco pois este procedimento mantém por mais tempo a coloração original do Keikogi colorido.


15 – Não empreste seu Keikogi!

Não convém emprestar ou pedir emprestado um Keikogi, ele é de uso totalmente pessoal, se for emprestar não o utilize antes de lavar, pode ocorrer a transmissão de bactérias e fungos que fazem mal à saúde.


Sabemos que um Keikogi bom e resistente custa caro, portanto se você seguir essas dicas, seus Keikogi irão durar muito mais! Seus colegas de treino, e principalmente seu bolso irão agradecer!