O que é Shinobi Shozoku

Shinobi Shozoku é o nome dado ao “Uniforme” usado pelos guerreiros Ninja. O termo Shinobi Shozoku pode ser traduzido como “Traje de Espionagem“.

Geralmente era mais cabível se disfarçar usando roupas do dia-a-dia para se misturar com a população, sem chamar a atenção. Uma das características do Shinobi Shozoku são os vários compartimentos usados para ocultar armas e outros utensílios.

Cada família Ninja fazia seus próprios Shinobi Shozoku, com as modificações particulares que melhor achassem conveniente para o momento, para o tipo de missão e para a estação do ano.

Tradicionalmente, o Ninja não usava o Shinobi Shozoku todo preto porque este se tornaria até mais preto que a escuridão da noite.
O Ninja verdadeiro tentava misturar-se com seu ambiente tanto quanto possível, usando as roupas que os moradores locais usavam, e muitas vezes em suas missões o Shinobi Shozoku não era usado.

A roupa podia ser verde, azul marinho, azul muito escuro (mais comum), roxo bem forte, bronze (marrom claro), preto da cor do carvão de lenha, marrom em tom alaranjado, amarelo ferrugem, preto ou cinza com tom alaranjado (cinzenta em tom alaranjada) e na neve, branco.

Há vários tipos de fixadores/aderentes, portanto, era escolhida uma cor apropriada misturava-a junto com o fixadores.

Também aplicavam levemente tinta à pele, os extratos de plantas, de ervas e cinzas de pinho eram usadas para cobrir o rosto, o pescoço e os dedos expostos. A faixa era da cor do Shonobi Shozoku e não devia ter corte/emendas. Isto é chamado Waobi. É especialmente boa para uma aplicação rápida da faixa.

A maioria dos uniformes eram feitos para serem usados tanto de um lado quanto do outro, ou seja, possuíam duas cores, uma por dentro e uma por fora, para uma mudança de aparência ou para incorporar um tipo diferente de terreno ou uma cor para o dia e outra para a noite.

As cores que usavam dependiam de onde estavam e o que tinham que fazer.